sábado, 3 de janeiro de 2009

Experiências

Acompanhando o Estágio Supervisionado desde 2006, percebo que algumas experiências têm-se configurado enquanto referências para análise da formação docente e do ensino de História na região onde se situa o campus VI. Durante o Estágio I, o discente desenvolve pesquisa em campo nas instituições educacionais da região visando analisar os aspectos técnico-admnistrativos e pedagógicos que estruturam a prática cotidiana do professor. Em seguida, são levantadas questões e problemáticas que servirão de base para elaboração de uma proposta de intervenção a ser desenvolvida no componente Estágio II, sob a forma de mini-cursos, palestras, oficinas.

Num levantamento de dados inicial em relação ao Estágio supervisionado em História, identifiquei que os projetos tem se concentrado em 02 campos: o curricular, enfatizando a História Local, e o metodológico, destacando-se a inserção de novas linguagens no ensino da disciplina, principalmente o cinema e a música. Na etapa de execução dos projetos, a maior dificuldade dos estagiários tem sido a adequação dos conteúdos e recursos aos diversos níveis de aprendizagem dos alunos, o que sinaliza a necessidade de uma discussão mais aprofundada da articulação entre as terias de aprendizagem e o ensino de História.

Esse é o desafio do Estágio Supervisionado, vencer os desafios que surgem da intersecção Universidade-Escolas, com consciência do papel de cada sujeito professor orientador, estágiários, professores regentes, coordenadores, dirigentes escolares, alunos e outros igualmente importantes numa perspectiva de sonhar com o impossívele concretizar o possível ou nas palavras de Chico Buarque Sonhar mais um sonho impossível

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