sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Experiências 2008 - Currículo

Em 2008, os projetos de intenvenção contemplaram questões curriculares referentes ao ensino de História com temáticas ligadas à História Local e à História da África e Cultura Afro-brasileira:

10 - História e História Local de Ibitira
Graduando: Vagner Costa Oliveira
Local:UNIP - Ibitira
Público-alvo: alunos do Normal Médio do Centro Educacional Municipal Manoel Ribeiro de Brito
Objetivo: abordar a a História do distrito de Ibitira possibilitando que o aluno se veja dentro da História como agente ativo dela
"Acredito que oficinas e mini-cursos para a formação profissional para o ofício de professor em estágio de formação é de suma importância, pois além de proporcionar uma vivência de sala de aula concreta, possibilita que o estagiário parta de um pressuposto seu para a efetiva prática daquilo, conhecendo as possibilidades e interdições na construção e reconstrução de saberes" (OLIVEIRA, V. Portifólio. 08 out. 2008)


11- Cultura Patromonial: discutindo a História Local
Graduandos: Cleisiane Dantas, Érica dos Santos, Eudes Guimarães, Levi Rodrigues, Welma Reis
Local: Escola Estadual Seminário São José - Caetité
Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental
Objetivo: despertar um maior interesse a participação dos alunos, ao proporcionar uma aproximação destes com a História enquanto parte que nela atuam e intereagem, destacando os aspectos da História Local por meio do patrimônio


"Ademais, em vista das dificuldades encontradas para o trabalho com a História de Caetité nas aulas normais, onde se evidencia, grosso modo, a história de cada um, demos ênfase ao ensino-aprendizagem das proximidades e do pertencimento a partir dos monumentos visíveis no caminho que cada aluno percorre até chegar à escola. fomos teoricamente além dentro do estudo, até casa de pau-a-pique, às fontes d'água e à residencia onde nasceram, fomo ao armário das famílias, nos álbuns de fotografias, aos brinquedos de crianças, etc" (DANTAS, C.; SANTOS, E.; GUIMARÃES, E.; RODRIGUES, L.; REIS, W. Portifólio. Out. 2008)

12- A influência africana na formação da sociedade brasileira
Graduandos: Cleidiana da Silva, Kátia Viviany, Natércia de Oliveira, Otacílio Dias
Local: Casarão Cultural - Ibiassucê
Público-alvo: alunos do Ensino fundamental do Centro Educacional de Ibiassucê
Objetivo: despertar o interesse dos alunos para a àfrica e sua influência na formação da sociedade brasileira.

Batuque sagrado
(Joseane Alves e Bruna Andrade)
Nosso batuque é sagrado
Mesmo depois de termos sido escravizados
E passado tanto sofrimento
A música ára nós é uma certidão de nascimento

de tenmpos em tempos
A música continua em nosso sangue
O batuque dos tambores
Espantando todos os horrores

Tentaram proibir mas a música resistiu
E hoje ela faz a alegria por
Toda parte do Brasil

Ba-ba-tuque, batuque dos tambores
Espantando todos os horrores
Ba-ba-tuque, batuque dos tambores
Espanatando todos os horrores
Nossa cultura em sons e cores.
(Paródia produzida pelas alunas Joseane e Bruna a partir da música Batalhas e Conflitos, Banda Reflexus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário