sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Experiências 2008 - Novas Linguagens no ensino de história

3- A Repressão Militar vista através de várias linguagens

Graduandos: Eilaine dos Santos, Bartira Fagundes, Jeane Oliveira, Lucas Sormane
Local: Instituto de educação Anísio Teixeira (IEAT)
Publico-alvo: alunos da 8ª série
Objetivo: despertar o interesse pela disciplina História a partir da utilização das variadas linguagens existentes, entre elas música, cinema, imagens e documentos e, ao mesmo tempo, discutir sobre a repressão e censura militar que foi implantada aqui no Brasil a partir de 1964.

" Primeiramente queria dizer o porque que entrei na oficina, sempre achei história muito chato, tipo, coisas que não me ajudariam em nada no futuro; porém, aprendi aqui que se a gente não conhecer a história do passado, como vamos reivindicar nossos direitos no futuro?" (MAINE. Avaliação da Oficina. Portifolio,Anexos, 2008)

4- Brasil de 1964 a 1985
Graduandos: Ademir Cotrim, Carlos Nunes, Fábio Matos, Macio Caldeira, Rodrigo
Local: Escola Est. Tereza Borges de Cerqueira
Publico-alvo: alunos do 3° ano do ensino Médio do Colégio Modelo Luiz Eduardo (Caetité)
Objetivo: analisar o período da Ditadura Militar no Brasil, despertando o interesse dos alunos para a temática.

5- As Grande Navegações Européias do século XVI
Graduando: Pedro Costa Reis
Local: Colégio Estadual de Tanque Novo
Público-alvo: alunos da 1ª série do Ensino Médio
Objetivo: possibilitar um estudo mais aprofudado sobre a temática através de diferentes leituras e interpretações

6- Uma Abordagem Historiográfica: Cinema, História e Bilheteria
Graduandos: Edevandro, Fabrizia, Haroldo, Irenice, Marli
Local: UNEB - Campus VI
Publico-alvo: alunos do ensino Médio do Instituto de educação Anísio Teixeira (IEAT Caetité)Objetivo: levantar uma discussão acerca de cada filme e temáticas abordadas pelo mesmo, bem como conscientizar os alunos da questão mercadológica presente

Nenhum comentário:

Postar um comentário