sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Experiências 2008 - Novas Linguagens no ensino de História

7- Novas Linguagens no ensino de História

Graduandas: Jaqueline Guimarães, Marcelle Novaes, Mayra Carvalho
Local: Escola Prof. Nice Públio da Silva Leite (Brumado)
Público-alvo: alunos da 5ª série
Objetivo: estudar o conteúdo Grécia antiga a partir de diferentes linguagens e metodologias de ensino

"Percebemos que o objetivo fora alcançado ao asistirmos as apresentações dos grupos e compreendemos a qualidade dos trabalhos apresentados. Outro fator que comprovou este aproveitamento positivo foi o fato da professora da turma ter aparecido durante as oficinas, elogiando a nossa forma de trabalho que foi comprovada atarvés do aproveitamento dos alunos durante sua aula sobre Grécia antiga" (GUIMARÃES, J.; NOVAES, M.; CARVALHO, M. Portifolio, 2008)


8- Refletindo História em diferentes Linguagens


Graduando: Graciano Costa Baptista
Local: Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães (Botuporã)
Público-alvo: alunos do ensino Médio
Objetivo: refletir sobre temáticas do conteúdo da disciplina a partir de diferentes linguagens

"Grande parte das experiências realizadas na oficina já faz parte do meu cotidiano em sala de aula, uma vez que sou professor e realmente vejo a importância de novas experiências, experimentações" (BAPTISTA, G. Portifolio, 08 out. 2008)

9- Construção da Identidade Nacional e Regional pelo viés Musical

Graduandos: Clélia Almeida, Eliana Santana, Emerson Fernandes, Mateus Oliveira, Nilzani Leite
Local: Escola Estadual Seminário São José (Caetité)
Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental
Objetivo: compreender as linguagens da canção, a visão de mundo que ela incorpora e traduz, e finalmente a perspectiva social, ao mesmo tempo que a história que ela revela e constrói

Temas: O Samba e a Era Vargas; a MPB e a Ditadura Militar; O Rock'n'roll a cultura jovem; Sertanejo e Caipira; Hip-hop e Rap e a Cultura de Periferia entre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário