sábado, 3 de janeiro de 2009

Apresentação

Este blog tem por objetivo socializar e refletir sobre as experiências de Estágio realizadas sob a forma de projetos de extensão como parte da disciplina Estágio Supervisionado em História II, no campus VI, UNEB - Caetité. O Estágio é um componente curricular dos cursos de Formação de Professores com carga horária total de 400 horas, definida pelos Pareceres do Conselho Nacional de Educação de 2001 (CNE/CP n/ 01 e 02 de 2001).

Organizado em quatro etapas no projeto do curso, o Estágio II tem como ementa:
Executa a proposta de intervenção na forma de mini-cursos, oficinas e projetos de extensão. Avalia coletivamente as experiências vivenciadas pelos alunos durante sua atuação docente nos diversos contextos sócio-educacionais.

A importância do Estágio para a formação de professores

O componente Estágio Supervisionado nos currículos dos cursos de Formação de Professores têm representado um desafio para docentes que atuam na área tendo em vista, além de outros aspectos, a necessária articulação entre as Universidades/IES e as instituições de ensino. Para o discente é hora de colocar a prova os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, vivenciando a realidade do ensino no país. A professora MªSocorro Lucena Lima (2008) assim definiu o Estágio: “É um componente curricular da formação profissional que busca a produção do conhecimento e da praxis, mediante atuação e mobilização de saberes, experiências e vivências investigativas no trânsito entre as relações de poder da universidade e dos espaços que recebem os estagiários”.
Ao inserir o conceito de praxis, problematiza a concepção essencialmente prática que permeia o imaginário acerca desse componente e que, muitas vezes, redunda na desqualificação da área nos cursos. Mais do que um espaço para treinar técnicas de ensino, algo subjacente às propostas de reforma dos cursos de Licenciatura de 2001 segundo Sofia Vieira(2002) e que para Leda Scheibe (2001) transformou tais cursos numa preparação técnico-profissionalizante (vide a carga horária destinada a Prática de ensino), o Estágio é um espaço para a formação científica e política fundamental para construção da identidade profissional do futuro professor.
Numa perspectiva crítica, a proposta é de criar espaços e vivências para trans-forma-ação do fazer docente.

Experiências

Acompanhando o Estágio Supervisionado desde 2006, percebo que algumas experiências têm-se configurado enquanto referências para análise da formação docente e do ensino de História na região onde se situa o campus VI. Durante o Estágio I, o discente desenvolve pesquisa em campo nas instituições educacionais da região visando analisar os aspectos técnico-admnistrativos e pedagógicos que estruturam a prática cotidiana do professor. Em seguida, são levantadas questões e problemáticas que servirão de base para elaboração de uma proposta de intervenção a ser desenvolvida no componente Estágio II, sob a forma de mini-cursos, palestras, oficinas.

Num levantamento de dados inicial em relação ao Estágio supervisionado em História, identifiquei que os projetos tem se concentrado em 02 campos: o curricular, enfatizando a História Local, e o metodológico, destacando-se a inserção de novas linguagens no ensino da disciplina, principalmente o cinema e a música. Na etapa de execução dos projetos, a maior dificuldade dos estagiários tem sido a adequação dos conteúdos e recursos aos diversos níveis de aprendizagem dos alunos, o que sinaliza a necessidade de uma discussão mais aprofundada da articulação entre as terias de aprendizagem e o ensino de História.

Esse é o desafio do Estágio Supervisionado, vencer os desafios que surgem da intersecção Universidade-Escolas, com consciência do papel de cada sujeito professor orientador, estágiários, professores regentes, coordenadores, dirigentes escolares, alunos e outros igualmente importantes numa perspectiva de sonhar com o impossívele concretizar o possível ou nas palavras de Chico Buarque Sonhar mais um sonho impossível

Experiências em 2008

Conheça alguns projetos de intervenção desenvolvidos no semestre 2008.1, sob a forma de oficinas pedagógicas, categorizados por campo:

* Novas Linguagens no ensino de História
1- Ensinar e Aprender História através da Iconografia
Graduanda: Soraya Maria S. Pereira
Local: Centro Educacional de Pindaí - Pindaí/BA
Publico-alvo: alunos da 5ª série
Objetivo: desenvolvimento da leitura de imagens, do contexto de produção e criação de discursos imagéticos, tendo como conteúdo Grécia Antiga.
"Penso que se cada um de nós persistirmos nesse contexto de renovação e/ou ampliação metodológica, é que vamos conseguir mudar muitos paradigmas arcaicos usados no ensino de História e, é por isso que devemos fazer uma análise cada vez mais aprofundada nesse aspecto a fim de darmos continuidade na aplicação de projetos como este no cotidiano escolar." (PEREIRA, Soraya. Portifólio, set. 2008)

2- 1968 através do Cinema, Música e Filosofia
Graduando: Fernando Tourinho
Local: UNEB - Campus VI
Público-alvo: alunos do Ensino Médio
Objetivo: apresentar e discutir a década de 60, especificamente o ano de 1968, destacando as produções na música, cinema, movimento estudantil, intigando o interesse pela arte, cultura, leitura e pela nossa história.
"A participação do ouvinte é importante por que dá ao professor a noção se seu objetivo está sendo alcançado e também é muito gratificante quando ocorre interação" (TOURINHO, Fernando. Portifólio, 2008)


sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Experiências 2008 - Novas Linguagens no ensino de história

3- A Repressão Militar vista através de várias linguagens

Graduandos: Eilaine dos Santos, Bartira Fagundes, Jeane Oliveira, Lucas Sormane
Local: Instituto de educação Anísio Teixeira (IEAT)
Publico-alvo: alunos da 8ª série
Objetivo: despertar o interesse pela disciplina História a partir da utilização das variadas linguagens existentes, entre elas música, cinema, imagens e documentos e, ao mesmo tempo, discutir sobre a repressão e censura militar que foi implantada aqui no Brasil a partir de 1964.

" Primeiramente queria dizer o porque que entrei na oficina, sempre achei história muito chato, tipo, coisas que não me ajudariam em nada no futuro; porém, aprendi aqui que se a gente não conhecer a história do passado, como vamos reivindicar nossos direitos no futuro?" (MAINE. Avaliação da Oficina. Portifolio,Anexos, 2008)

4- Brasil de 1964 a 1985
Graduandos: Ademir Cotrim, Carlos Nunes, Fábio Matos, Macio Caldeira, Rodrigo
Local: Escola Est. Tereza Borges de Cerqueira
Publico-alvo: alunos do 3° ano do ensino Médio do Colégio Modelo Luiz Eduardo (Caetité)
Objetivo: analisar o período da Ditadura Militar no Brasil, despertando o interesse dos alunos para a temática.

5- As Grande Navegações Européias do século XVI
Graduando: Pedro Costa Reis
Local: Colégio Estadual de Tanque Novo
Público-alvo: alunos da 1ª série do Ensino Médio
Objetivo: possibilitar um estudo mais aprofudado sobre a temática através de diferentes leituras e interpretações

6- Uma Abordagem Historiográfica: Cinema, História e Bilheteria
Graduandos: Edevandro, Fabrizia, Haroldo, Irenice, Marli
Local: UNEB - Campus VI
Publico-alvo: alunos do ensino Médio do Instituto de educação Anísio Teixeira (IEAT Caetité)Objetivo: levantar uma discussão acerca de cada filme e temáticas abordadas pelo mesmo, bem como conscientizar os alunos da questão mercadológica presente

Experiências 2008 - Novas Linguagens no ensino de História

7- Novas Linguagens no ensino de História

Graduandas: Jaqueline Guimarães, Marcelle Novaes, Mayra Carvalho
Local: Escola Prof. Nice Públio da Silva Leite (Brumado)
Público-alvo: alunos da 5ª série
Objetivo: estudar o conteúdo Grécia antiga a partir de diferentes linguagens e metodologias de ensino

"Percebemos que o objetivo fora alcançado ao asistirmos as apresentações dos grupos e compreendemos a qualidade dos trabalhos apresentados. Outro fator que comprovou este aproveitamento positivo foi o fato da professora da turma ter aparecido durante as oficinas, elogiando a nossa forma de trabalho que foi comprovada atarvés do aproveitamento dos alunos durante sua aula sobre Grécia antiga" (GUIMARÃES, J.; NOVAES, M.; CARVALHO, M. Portifolio, 2008)


8- Refletindo História em diferentes Linguagens


Graduando: Graciano Costa Baptista
Local: Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães (Botuporã)
Público-alvo: alunos do ensino Médio
Objetivo: refletir sobre temáticas do conteúdo da disciplina a partir de diferentes linguagens

"Grande parte das experiências realizadas na oficina já faz parte do meu cotidiano em sala de aula, uma vez que sou professor e realmente vejo a importância de novas experiências, experimentações" (BAPTISTA, G. Portifolio, 08 out. 2008)

9- Construção da Identidade Nacional e Regional pelo viés Musical

Graduandos: Clélia Almeida, Eliana Santana, Emerson Fernandes, Mateus Oliveira, Nilzani Leite
Local: Escola Estadual Seminário São José (Caetité)
Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental
Objetivo: compreender as linguagens da canção, a visão de mundo que ela incorpora e traduz, e finalmente a perspectiva social, ao mesmo tempo que a história que ela revela e constrói

Temas: O Samba e a Era Vargas; a MPB e a Ditadura Militar; O Rock'n'roll a cultura jovem; Sertanejo e Caipira; Hip-hop e Rap e a Cultura de Periferia entre outros

Experiências 2008 - Currículo

Em 2008, os projetos de intenvenção contemplaram questões curriculares referentes ao ensino de História com temáticas ligadas à História Local e à História da África e Cultura Afro-brasileira:

10 - História e História Local de Ibitira
Graduando: Vagner Costa Oliveira
Local:UNIP - Ibitira
Público-alvo: alunos do Normal Médio do Centro Educacional Municipal Manoel Ribeiro de Brito
Objetivo: abordar a a História do distrito de Ibitira possibilitando que o aluno se veja dentro da História como agente ativo dela
"Acredito que oficinas e mini-cursos para a formação profissional para o ofício de professor em estágio de formação é de suma importância, pois além de proporcionar uma vivência de sala de aula concreta, possibilita que o estagiário parta de um pressuposto seu para a efetiva prática daquilo, conhecendo as possibilidades e interdições na construção e reconstrução de saberes" (OLIVEIRA, V. Portifólio. 08 out. 2008)


11- Cultura Patromonial: discutindo a História Local
Graduandos: Cleisiane Dantas, Érica dos Santos, Eudes Guimarães, Levi Rodrigues, Welma Reis
Local: Escola Estadual Seminário São José - Caetité
Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental
Objetivo: despertar um maior interesse a participação dos alunos, ao proporcionar uma aproximação destes com a História enquanto parte que nela atuam e intereagem, destacando os aspectos da História Local por meio do patrimônio


"Ademais, em vista das dificuldades encontradas para o trabalho com a História de Caetité nas aulas normais, onde se evidencia, grosso modo, a história de cada um, demos ênfase ao ensino-aprendizagem das proximidades e do pertencimento a partir dos monumentos visíveis no caminho que cada aluno percorre até chegar à escola. fomos teoricamente além dentro do estudo, até casa de pau-a-pique, às fontes d'água e à residencia onde nasceram, fomo ao armário das famílias, nos álbuns de fotografias, aos brinquedos de crianças, etc" (DANTAS, C.; SANTOS, E.; GUIMARÃES, E.; RODRIGUES, L.; REIS, W. Portifólio. Out. 2008)

12- A influência africana na formação da sociedade brasileira
Graduandos: Cleidiana da Silva, Kátia Viviany, Natércia de Oliveira, Otacílio Dias
Local: Casarão Cultural - Ibiassucê
Público-alvo: alunos do Ensino fundamental do Centro Educacional de Ibiassucê
Objetivo: despertar o interesse dos alunos para a àfrica e sua influência na formação da sociedade brasileira.

Batuque sagrado
(Joseane Alves e Bruna Andrade)
Nosso batuque é sagrado
Mesmo depois de termos sido escravizados
E passado tanto sofrimento
A música ára nós é uma certidão de nascimento

de tenmpos em tempos
A música continua em nosso sangue
O batuque dos tambores
Espantando todos os horrores

Tentaram proibir mas a música resistiu
E hoje ela faz a alegria por
Toda parte do Brasil

Ba-ba-tuque, batuque dos tambores
Espantando todos os horrores
Ba-ba-tuque, batuque dos tambores
Espanatando todos os horrores
Nossa cultura em sons e cores.
(Paródia produzida pelas alunas Joseane e Bruna a partir da música Batalhas e Conflitos, Banda Reflexus)

Experiências 2008 - Currículo

13- A África Pré-Colonial
Graduanda: Nelma Cássia de Sousa Azevedo
Local: Instituto de Educação Anísio Teixeira
Público-alvo: alunos da 6ª série do Ensino Fundamental
Objetivo: abordar a África Pré-colonial, enfatizando a leitura e interpretação de diversos textos e imagens
"Percebi neste trabalho a importância do diálogo em classe como veículo de comunicação e integração, do repeito ao aluno como ser humano pleno e capaz de desenvolver suas potencialidades pelos caminhos da leitura, independente de cor, raça, sexo ou religião e principalmente o mais importante: preparar o cidadão do futuro não só para a competição individualista, pragmática e capitalista e sim para a colaboração, a solidariedade, pois só assim teremos sociedades mais equilibradas, felizes, sadias e aptas a construírem um mundo melhor. Tal é a missão do educador, um formador de opiniões que lida com o alicerce de nossas neções" (AZEVEDO, N. Portifólio. Set. 2008)

14- Influência africana na formação da sociedade brasileira
Graduandos: Edimar Costa, Ivan Neves, Raquel Marques
Local: Escola Estadual Tereza Borges de Cerqueira
Público-alvo: alunos do Ensino fundamental
Objetivo: despertar o interesse dos alunos para a àfrica e sua influência na formação da sociedade brasileira.